Seminário “Desconstruindo preconceitos: a igualdade de género nas profissões - Partilha de Experiências de mulheres em profissões STEAM”.


 

O Politécnico de Tomar (IPT), através do Grupo da Diversidade e Inclusão, dinamizou no dia 9 de fevereiro o seminário “Desconstruindo preconceitos: a igualdade de género nas profissões - Partilha de Experiências de mulheres em profissões STEAM”.

A iniciativa, realizada no âmbito do Plano de Igualdade de Género, Diversidade e Inclusão e das celebrações do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, reuniu testemunhos de várias mulheres que exercem profissões normalmente associadas aos homens. O intuito foi desmascarar preconceitos ainda existentes sobre determinadas profissões e incentivar à escolha por áreas Científicas e Tecnológicas.

O evento teve lugar no Auditório Doutor José Bayolo Pacheco de Amorim, no campus de Tomar. O programa arrancou com a receção dos participantes por parte do Presidente do IPT, João Coroado, da Pró-Presidente e Responsável pelo Grupo da Diversidade e Inclusão do IPT, Rita Anastácio, e da Presidente do Conselho Técnico-Científico da ESTT/IPT, Ana Paula Machado.

O momento de partilha reuniu oito depoimentos de mulheres de diversas profissões consideradas “masculinas”: Bate-chapas (Carla Cardoso), Bombeira (Andreia Mendes), Motorista de Pesados de Passageiros (Sandra Mesquita), Geóloga Mineira (Ana Maria Antão), Professora de Matemática no IPT (Ana Nata), Magistrado do Ministério Público (Joana Marques Vidal), Oficial da Marinha Portuguesa (Mónica Martins) e Sondadora Mineira (Lucinda Batista).

A participação é foi aberta a toda a Comunidade IPT e da região, nomeadamente estudantes do ensino secundário.