Seminário - Acessibilidade e Inclusão no Politécnico de Tomar


 

O Politécnico de Tomar celebrou o Dia das Pessoas com Deficiência com um Seminário sobre Acessibilidades e Inclusão no Politécnico de Tomar.

Neste dia falou-se de equidade, de acessibilidade, de igualdade de oportunidades e de justiça social.

Começou-se por apresentar o novo gabinete para a educação inclusiva do Politécnico de Tomar, criado no âmbito do projeto Sucess Journey - POCH-02-S3I2-FSE--000045, e que pretende ser um local de apoio a todos os estudantes com necessidades específicas. A apresentação foi realizada pela Professora Susana Domingos, doutorada em ciências da educação, membro do grupo de mentoria e que ficará responsável por este gabinete. 

A seguir, Silvia Silva, do Grupo de Diversidade e Inclusão, apresentou os resultados da ação de sensibilização "Ponha-se no meu lugar", promovida pela Associação Salvador, através da qual pudemos observar as forças e fraquezas do nosso campus em Tomar, em relação às acessibilidades, e identificar as melhorias que poderão ser introduzidas para que este possa ser cada vez mais acessível a tod@s.

Por último, através da nossa aluna Catarina Silva, do Mestrado em Design Editorial, foram abordadas as incapacidades invisíveis e como o design pode ser uma excelente ferramenta de sensibilização e de educação desta temática. Estas incapacidades, por não serem visíveis são na sua maioria desconhecidas e muitas vezes incompreendidas.